TESOUROS DA PALAVRA DE DEUS, 02 a 08 de dezembro de 2024, “1. Como vou retribuir a Jeová? ” Discurso
TESOUROS DA PALAVRA DE DEUS, 02 a 08 de dezembro de 2024, “1. Como vou retribuir a Jeová? ” Discurso
Você já se perguntou como pode demonstrar sua gratidão a Jeová de maneira prática? O Salmo 116 não só nos ajuda a identificar as muitas maneiras como Jeová cuida de nós, mas também nos oferece orientações práticas sobre como podemos expressar nossa gratidão. Além disso, ao longo deste discurso, veremos como essas ações também fortalecem nosso apoio ao Governo do Reino, que é a solução definitiva para todos os problemas da humanidade. Prepare-se para descobrir maneiras simples e significativas de colocar isso em prática.
Vamos ler juntos Salmos 116:6-8:
“Jeová protege os inexperientes. Eu estava em grande necessidade, mas ele me salvou. Volte ao seu descanso, ó minha alma, pois Jeová foi bom com você. Pois você salvou a minha vida da morte, meus olhos das lágrimas e meus pés da queda.”
Aqui vemos como o salmista reconhece a proteção de Jeová em momentos de dificuldade. Ele salva, consola e oferece descanso. Pense em situações em sua vida em que Jeová o protegeu ou deu forças para superar dificuldades. Jeová não apenas nos resgata fisicamente, mas também emocionalmente, trazendo alívio em momentos de dor. Isso nos motiva a buscar refúgio em Jeová, confiando em Sua força e bondade.
Agora vamos ler Salmos 116:12 e 14:
“O que posso retribuir a Jeová por todos os seus benefícios para comigo? Cumprirei os meus votos a Jeová, na presença de todo o seu povo.”
Que benefícios ele havia recebido? Jeová o sustentara num período de “aflição e pesar” e havia ‘socorrido sua alma da morte’. Agora, o salmista queria ‘pagar’ a Jeová de alguma maneira. O que poderia fazer? Ele disse: “Pagarei meus votos a Jeová.” (Sal. 116:3, 4, 8, 10-14) Ele decidiu manter todas as promessas solenes que fizera a Jeová e cumprir todas as suas obrigações para com Ele.
Você pode fazer o mesmo. Como? Por sempre conduzir sua vida de um modo que se ajuste às leis e aos princípios de Deus. Por isso, certifique-se de que sua adoração a Jeová continue a ser a coisa mais importante na sua vida e permita que o espírito de Deus o guie em tudo o que você faz.
A gratidão não é apenas um sentimento; ela se transforma em ações. O salmista menciona cumprir votos a Jeová. Para nós, isso pode incluir cumprir nossa dedicação ou ser fiel ao nosso serviço. Como podemos retribuir? Pense em ações práticas: dedicar mais tempo à oração, ao estudo pessoal, e ao ministério. Cada esforço é uma maneira de mostrar nossa gratidão.
Na verdade, você nunca poderá retribuir na inteireza tudo o que Jeová tem feito por você. No entanto, observar que você está dando de si de todo o coração no serviço de Jeová ‘alegra o Seu coração’. Que privilégio maravilhoso é agradar a Jeová dessa maneira!
Por fim, lemos Salmos 116:17:
“Oferecerei a você sacrifícios de agradecimento, e invocarei o nome de Jeová.”
O salmista fala sobre os sacrifícios de participação em comum. Esses sacrifícios eram uma parte importante da adoração verdadeira no Israel antigo. O livro de Levítico explica que um israelita podia oferecer um sacrifício de participação em comum “como uma expressão de agradecimento. Ele não fazia esse sacrifício por obrigação, mas porque queria. Era uma oferta voluntária que o israelita fazia porque amava seu Deus, Jeová. A pessoa que fazia o sacrifício, sua família e os sacerdotes comiam a carne do animal sacrificado.
Jeová considerava a gordura como a melhor parte de um animal. Ele também determinou que órgãos vitais, incluindo os rins, tinham um valor especial. Assim, Jeová ficava muito feliz quando um israelita voluntariamente oferecia a ele a gordura e os órgãos vitais do animal. O israelita que fazia isso demonstrava que desejava muito oferecer a Jeová o que tinha de melhor. De modo parecido, Jesus voluntariamente ofereceu a Jeová o que tinha de melhor. Motivado por amor a Deus, Jesus o serviu de toda a alma. Fazer a vontade de Deus era um prazer para Jesus. Ele amava muito a lei de Deus.
Assim como aqueles sacrifícios de participação em comum, nosso serviço a Jeová é um modo voluntário de mostrarmos nossos sentimentos por ele. Nós queremos dar a Jeová o nosso melhor porque o amamos de todo o coração.
Por exemplo, se você é idoso e já não consegue fazer tudo o que gostaria no serviço de Jeová, tenha certeza de que ele vê além de suas limitações. Você talvez ache que não tem muito para oferecer a Jeová. Mas ele vê o amor que motiva você a fazer aquilo que você consegue. Ele fica muito feliz em aceitar o melhor que você pode dar.
Quando elogiamos a Jeová diante de outros, estamos mostrando nosso apreço. Considere como suas palavras e ações podem inspirar outros a reconhecerem a bondade de Jeová. Talvez você possa compartilhar experiências em que se sentiu grato pelo cuidado de Jeová, mostrando que Ele age em nossa vida hoje.
Observe a imagem que acompanha esta parte do programa. Ela mostra um casal retribuindo a Jeová por tudo o que Jeová fez por eles. Eles estão fazendo sacrifícios de agradecimento por trabalhar na pregação com os carrinhos, por estudarem juntos a palavra de Deus, ao invés de mostrar uma atitude de ingratidão, por se emprenhar num estilo de vida materialista ou gastar todo o tempo com diversão.
O Salmo 116 nos ensina que reconhecer a bondade de Jeová deve nos motivar a agir. Podemos retribuir por meio de nosso serviço, louvor e confiança em Seu cuidado protetor. Que tal, nesta semana, dedicarmos um momento especial para refletir sobre como Jeová tem nos abençoado? Vamos continuar mostrando nossa gratidão, não apenas em palavras, mas em ações que glorifiquem o nome de Jeová.