Semana de 11 a 17 de novembro de 2024
Esqueceram-se de Deus, seu Salvador
Semana de 11 a 17 de novembro, “Esqueceram-se de Deus, seu Salvador”
Quando passamos por desafios, talvez nos perguntemos se realmente podemos contar com o socorro de Jeová. Os israelitas também enfrentaram essa dificuldade durante sua longa jornada pelo deserto, e o Salmo 106 nos relembra como, mesmo diante de provas, Jeová os sustentou. Hoje, vamos aprender com as experiências deles e refletir sobre a importância de nunca esquecer as ajudas que recebemos de Deus.
Vamos ler o Salmo 106:7-9: “Nossos antepassados no Egito não deram atenção às Tuas obras maravilhosas; não se lembraram da Tua abundante misericórdia e se rebelaram no mar, junto ao mar Vermelho.”
O salmista descreve como os israelitas, ao se depararem com o mar Vermelho e o exército egípcio atrás deles, esqueceram-se das maravilhas que já tinham visto. Eles duvidaram do poder de Jeová no momento em que mais precisavam de ajuda.
Quando enfrentamos problemas que parecem impossíveis de resolver, precisamos nos lembrar do que Jeová já fez por nós no passado. Assim como Ele abriu o mar para os israelitas, Ele pode nos ajudar em situações que pareçam não ter saída. Reflitamos sobre as bênçãos que já recebemos e tenhamos confiança de que Ele não deixará de nos socorrer.
Algo semelhante desafio ocorreu quando os israelitas sentiram fome e sede após cruzarem o Mar Vermelho e entrarem no deserto. Logo após eles começaram a sentir as dificuldades da jornada. Em Êxodo 15:24 lemos: No Egito, nossos antepassados não apreciaram suas maravilhosas obras. Eles não se lembraram do teu grande amor leal, mas rebelaram-se junto ao mar, junto ao mar vermelho. Mas por amor do seu nome ele os salvou, para dar a conhecer o seu poder. Ele repreendeu o Mar Vermelho, e este secou acima; Ele os guiou através de suas profundezas como através de um deserto;
Isso mostra que quando não encontraram água potável, o povo resmungou contra Moisés. Em Êxodo 16:3 diz que eles reclamaram de fome e chegaram a dizer que era melhor terem ficado no Egito onde tinham comida.
Agora, vamos ler o Salmo 106:13-15: “Logo esqueceram o que Ele tinha feito; não esperaram seu conselho. Cederam ao seu desejo egoísta no deserto; puseram Deus à prova em lugares áridos. Ele então lhes deu o que pediram, mas causou-lhes uma terrível doença.”
Esses versículos mostram como os israelitas murmuraram em meio à escassez, mas Jeová respondeu às necessidades deles. Ele providenciou alimento e água de formas milagrosas, mostrando sua paciência e bondade. Jeová, na sua misericórdia, lhes proporcionou maná e água.
Isso nos lembra que, em tempos de necessidade, devemos confiar no tempo de Deus. Podemos enfrentar dificuldades materiais, mas não devemos ceder à tentação de reclamar. Como os israelitas no deserto, confiemos que Jeová sabe o que é melhor e suprirá nossas necessidades.
Agora vamos ler o Salmo 106:19-21: “Fizeram então um bezerro em Horebe e adoraram uma imagem de metal fundido. Trocaram a Minha glória pela imagem de um touro que come capim. Esqueceram-se de Deus, o seu Salvador, que fez grandes coisas no Egito.”
Quando Moisés subiu ao monte Sinai, o povo, ansioso e impaciente, construiu um bezerro de ouro. Em vez de esperar, buscaram uma solução própria, desconsiderando o cuidado de Jeová.
Esse episódio nos lembra da importância de esperar pacientemente em Deus, especialmente quando surgem sentimentos de ansiedade. É fácil querer tomar as rédeas em momentos de pressão, mas, como vimos aqui, isso pode levar a decisões desastrosas. Vamos sempre lembrar de tudo o que Jeová já fez por nós e buscar manter nossa lealdade, confiando que Ele nos guiará.
Observemos agora a imagem destacada na matéria. Ela ilustra bem a dependência que precisamos ter em Jeová.
A foto mostra uma irmã refletindo em toda as oportunidades onde teve a ajuda de Jeová, e podemos nos ver nesse cenário. Assim como os israelitas, estamos num caminho espiritual onde podem surgir barreiras, mas confiamos que Jeová estará conosco em cada passo. Isso nos encoraja a refletir: Como eu posso mostrar mais confiança em Deus em minha vida? Vamos lembrar dessa imagem como um símbolo de nossa jornada ao lado Dele.
Esses versículos do Salmo 106 nos ensinam a importância de nunca esquecer as ajudas passadas de Jeová e de confiar plenamente em Suas promessas. Em momentos de dúvida, lembremos das experiências dos israelitas e façamos de tudo para fortalecer nossa confiança em Deus.