ENCONTRE JOIAS ESPIRITUAIS: Semana de 18 a 24 de novembro de 2024, Salmo 107,108, Respostas.

ENCONTRE JOIAS ESPIRITUAIS: Semana de 18 a 24 de novembro de 2024, Salmo 107,108, Respostas.

ENCONTRE JOIAS ESPIRITUAIS: Semana de 18 a 24 de novembro de 2024, Salmo 107,108, Respostas.

Sal. 108:9 — O que provavelmente Jeová queria dizer com a expressão “sobre Edom lançarei minha sandália”? (it-2 932)

Com a expressão “sobre Edom lançarei a minha sandália” (Sal 60:8; 108:9) Jeová talvez quisesse dizer que Edom passaria a estar em sujeição. Isso possivelmente se refira ao costume de indicar a tomada de posse dum terreno por se lançar a sandália nele. Ou talvez indicasse desprezo para com Edom, visto que Moabe é chamado de “minha panela de lavagem” no mesmo texto. Atualmente, no Oriente Médio, jogar a sandália é um gesto de desprezo.

Que joias espirituais você encontrou na leitura da Bíblia desta semana?

Salmos 107

1. (Salmo 107:1, 8, 15, 21, 31) Esse salmo repete várias vezes a expressão “Deem graças a Jeová, pois ele é bom; seu amor leal dura para sempre.” Esse refrão destaca a importância de reconhecer a bondade e a lealdade amorosa de Deus. Podemos refletir sobre maneiras de expressar nossa gratidão a Jeová e como seu amor leal tem nos ajudado em momentos difíceis.

2. (Salmo 107:6, 13, 19, 28) Nos versículos 6, 13, 19 e 28, há menção ao fato de que, quando o povo de Deus clamava a Ele em momentos de aflição, Jeová os resgatava. Esse padrão nos lembra que Jeová é um refúgio em tempos de dificuldade. Essa passagem pode nos ajudar a aumentar nossa confiança em Jeová. Podemos aplicar isso confiando mais em Jeová nas nossas dificuldades e buscando sua ajuda nas orações.

3. (Salmo 107:2, 22, 32)  O salmo incentiva o povo a falar sobre as libertações e as bênçãos recebidas de Deus. Essa expressão de gratidão e louvor deveria ser uma resposta natural ao socorro que Jeová provê. Nós também podemos “contar seus atos grandiosos” nas reuniões, no serviço de campo, e na nossa vida cotidiana, destacando como Jeová tem nos ajudado.

4. (Salmo 107:9) Esse versículo afirma que Jeová “satisfaz a alma sedenta”. Ele é capaz de nos nutrir espiritualmente e nos dar paz de espírito, especialmente em tempos de tribulação. Podemos ver como Jeová nos dá alimento espiritual através das reuniões, das publicações e do estudo da Bíblia, fortalecendo-nos continuamente.

5. (Salmo 107:23-29) Essa parte descreve como Jeová controla as forças da natureza. Ele é descrito como aquele que tem poder para acalmar as tempestades no mar, protegendo seu povo. Esse relato pode nos ajudar a refletir sobre a grandeza e o poder de Jeová, que usa sua criação para o bem de seu povo. Ele é como um Pai amoroso que está sempre vigilante e pronto para agir em nosso favor.

6.  (Salmos 107:27-31) A sabedoria do mundo ‘se mostrará confusa’ quando vier o Armagedom. (Revelação [Apocalipse] 16:14, 16) Ela não poderá salvar ninguém da destruição. Apenas os que procurarem a Jeová em busca de salvação viverão para ‘agradecer-lhe a sua benevolência’.

7. (Sal. 107:43) Nos incentiva a ficarmos atentos às muitas evidências da benevolência que Deus teve conosco, como seus servos aprovados. Poderemos observá-las diariamente. E cada um de nós pode expressar gratidão por falar sobre nosso Deus. Como? Quando? Na nossa obra de pregação e de ensino. Na conversa com nossos concristãos e outros.

Salmos 108

1. (Salmo 108:1-3) O salmista Davi expressa seu desejo de louvar a Deus de todo o coração, com um espírito firme e decidido: “Meu coração está firme”. Ele promete louvar a Jeová desde o amanhecer, o que sugere prioridade e devoção em sua adoração. Podemos aplicar essa determinação em nosso dia a dia. Louvar a Jeová logo pela manhã e priorizar nossa adoração a Ele nos ajuda a manter nosso foco espiritual e ter um bom começo para o dia.

2. (Salmo 108:4)  Davi fala sobre o “amor leal de Jeová que se eleva acima dos céus” e sobre a “fidelidade de Jeová que chega até as nuvens”. Esse versículo exalta o imenso amor e a fidelidade de Jeová. Assim como Davi se sentia tocado pelo amor e fidelidade de Jeová, podemos refletir em nossa própria vida sobre as ocasiões em que sentimos o cuidado e apoio de Jeová, o que fortalece nossa fé e nos ajuda a confiar em sua orientação.

3. (Salmo 108:10-13) O salmo menciona como Davi clamava a Jeová para obter vitória sobre os inimigos, reconhecendo que apenas com a ajuda de Deus poderia ter sucesso. Davi sabia que qualquer vitória só seria possível porque Jeová estava ao seu lado. Podemos aprender com Davi a confiar na ajuda de Jeová ao enfrentar nossas próprias “batalhas”, que podem ser provações, tentações ou desafios. Ele é a fonte de nossa força e nos ajuda a vencer o que parece impossível por nossos próprios esforços.

4. (Salmo 108:7-9) Comentário: Nestes versículos, Davi reconhece a soberania de Jeová sobre todas as nações. Ele menciona diferentes territórios como Moabe, Edom e Filístia, simbolizando a superioridade e o controle absoluto de Jeová sobre os povos. Esse entendimento da soberania de Jeová nos dá confiança de que Ele tem poder sobre todos os eventos mundiais e que, no devido tempo, cumprirá suas promessas. Podemos fortalecer nossa fé de que o Reino de Deus trará mudanças permanentes para a humanidade.

5. (Sal. 108:13)  Mesmo quando estivermos nos sentindo fracos, sabemos que “por meio de Deus teremos força”. Jeová nos dá tudo o que precisamos para receber a força que vem dele. Então, quando você precisar de ajuda para cumprir uma designação, enfrentar um desafio ou continuar alegre, abra o seu coração a Jeová em oração e procure a orientação dele através do estudo pessoal.